O governo de São Paulo estabeleceu o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2025, com a primeira data de vencimento ocorrendo em 13 de janeiro para os veículos com placas final 1. Os proprietários que optarem por quitar o tributo em cota única até o dia 24 de janeiro terão um desconto de 3%. O pagamento pode ser feito também de forma parcelada, com as parcelas sendo cobradas até o mês de maio, seguindo a tabela de vencimentos conforme o final da placa do veículo. Caso o vencimento caia em finais de semana ou feriados, o pagamento poderá ser realizado no próximo dia útil.
Além disso, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) divulgou a tabela de valores venais dos veículos, com base em pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para o cálculo do IPVA 2025, as alíquotas permanecem as mesmas de anos anteriores: 4% para carros de passeio, 2% para motocicletas e veículos similares, e alíquotas reduzidas para caminhões e veículos de locadoras. A pesquisa apontou uma queda média de 0,57% nos preços de mercado em relação ao ano passado, com destaque para a queda nos valores de camionetas e utilitários, e alta nas motocicletas.
O governo estadual prevê uma arrecadação de R$ 30,4 bilhões com o IPVA de 2025. Desse total, metade será destinada aos municípios de registro dos veículos, enquanto a outra metade ficará com o Estado, para investimentos em infraestrutura, saúde e educação. Além disso, o pagamento do IPVA pode ser antecipado até o vencimento da última parcela para quem já regularizou o licenciamento do veículo. A isenção do imposto também é aplicada a veículos híbridos, e algumas categorias, como taxistas e veículos com mais de 20 anos, estão isentas ou dispensadas do pagamento.