Neurocirurgiões do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP), realizaram uma cirurgia rara em um paciente de 43 anos para corrigir uma grave deformidade na coluna cervical. O paciente sofria de cifose cervical, uma curvatura anormal na região do pescoço causada por uma doença genética, que comprometia a força nos membros, especialmente na mão esquerda. Após a intervenção, ele apresentou melhora nos movimentos das mãos.
A cirurgia durou oito horas e envolveu a realização de um procedimento complexo, no qual os ossos da coluna foram reposicionados para aliviar a compressão da medula espinhal. Em seguida, a coluna cervical foi estabilizada com placas e parafusos, estendendo-se até a coluna torácica. O acompanhamento em tempo real garantiu que a medula não fosse prejudicada durante o procedimento.
Quatro meses após a cirurgia, o paciente encontra-se em recuperação estável, com os sintomas controlados e continua o acompanhamento clínico. O médico responsável ressaltou que a realização de cirurgias de alta complexidade ainda é possível no sistema público de saúde e nas universidades, beneficiando a população.