O contrato de ouro mais líquido registrou queda nesta segunda-feira, 20, com investidores preocupados com as políticas monetárias do novo governo dos Estados Unidos. A expectativa sobre como as medidas do presidente Donald Trump podem afetar as decisões do Federal Reserve (Fed) e as tendências inflacionárias pesou no mercado. Além disso, a redução das tensões no Oriente Médio contribuiu para a diminuição da demanda pela commodity, afetando seu valor.
Durante o feriado nos Estados Unidos, o preço do ouro para fevereiro era negociado em baixa de 0,75%, atingindo US$ 2.728,20 por onça-troy na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex). A Tickmill destacou que o mercado está buscando maior clareza sobre as políticas econômicas do governo Trump, o que pode gerar volatilidade nos preços do metal, especialmente nos primeiros meses da administração.
De acordo com a BMI, uma empresa da Fitch Solutions, o cenário para o ouro pode se deteriorar caso o Fed adote uma postura mais rígida em sua política monetária. A previsão da empresa é que o valor da commodity possa cair para a faixa de US$ 2.500 por onça-troy em 2025, refletindo o impacto de uma possível atitude mais hawkish do banco central.