O cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) varia de estado para estado no Brasil, com alíquotas entre 1% e 4%, o que resulta em valores diferentes para carros iguais dependendo da localidade. O carro com o IPVA mais alto do país é uma Ferrari LaFerrari, registrada em Goiás, cujo imposto de R$ 1,2 milhão é proporcional ao valor de mercado do supercarro, estimado em R$ 34,8 milhões. Esse valor de IPVA poderia cobrir o custo de veículos de luxo como um Porsche 911 ou até dois Porsche 718 Cayman.
Diversos outros carros de alto valor, como Ferraris, Lamborghinis e Porsches, lideram as listas de IPVA mais caros em diferentes estados brasileiros. Além de Goiás, onde a LaFerrari se destaca, estados como Alagoas, Ceará e Minas Gerais também possuem veículos de marcas renomadas com altos impostos. Entre os destaques estão modelos de Ferrari Daytona SP3 e Lamborghini Aventador, com impostos que podem ultrapassar R$ 400 mil em estados como Paraíba e Rio Grande do Sul.
A variação no valor do IPVA não se dá apenas pela escolha do modelo, mas também pelas alíquotas estaduais e a avaliação de mercado feita pelas secretarias da fazenda locais. Esse tipo de imposto sobre supercarros, que pode chegar a valores astronômicos, levanta questões sobre a arrecadação tributária e os reflexos para os donos desses veículos, além de gerar debates sobre a justiça fiscal e os privilégios de certos segmentos da população.