A oposição no Congresso Nacional avalia que a capacidade do governo federal de aprovar novas medidas arrecadatórias está comprometida após a polêmica gerada pela normativa do Pix. A medida, que visava expandir a fiscalização sobre meios de pagamento, foi revogada devido à repercussão negativa, sendo considerada uma derrota para o governo. Deputados da oposição acreditam que essa revogação enfraqueceu a postura do Planalto, tornando mais difícil a aprovação de novas iniciativas que envolvam aumento da carga tributária.
A oposição também destaca como um triunfo a revogação do novo modelo de seguro DPVAT, que havia sido reinstituído recentemente. A medida foi descontinuada como parte de um pacote de cortes de gastos, e a resistência de governadores já enfraquecia a proposta. O governo, com dificuldades para obter apoio no Congresso, viu sua imagem deteriorada entre os parlamentares, especialmente após os desdobramentos envolvendo o Pix e as críticas em redes sociais.
No Senado, a avaliação da oposição é semelhante, com lideranças dizendo que o governo perdeu a confiança dos parlamentares e terá dificuldades em negociar até com blocos influentes, como o Centrão. A revogação da medida do Pix e o recente foco do governo em combater fake news sobre o pagamento instantâneo são tentativas de reverter o impacto negativo. Apesar disso, o governo ainda tenta buscar apoio para suas iniciativas, como a gratuidade do Pix, publicada em uma nova medida provisória.