Uma operação da Polícia Civil de São Paulo resultou na apreensão de 8.389 celulares roubados ou furtados, principalmente na região central da capital paulista. A ação ocorreu em lojas de revenda e assistência técnica, onde os aparelhos foram localizados por meio de investigações baseadas em boletins de ocorrência, localização em tempo real e identificação pelo número Imei. Desde o início da operação, 32 pessoas foram presas.
A chamada Operação Big Mobile, em sua segunda fase, é fruto de três meses de investigações e busca desarticular organizações criminosas envolvidas no comércio ilegal de aparelhos. A polícia destacou a importância do registro de ocorrências pelas vítimas, já que essas informações foram fundamentais para o sucesso da operação. Além de recuperar os celulares, os investigadores pretendem identificar se os aparelhos foram usados em outros crimes, aprofundando a apuração sobre a atuação de grupos criminosos.
Nos próximos dias, a Polícia Civil iniciará o processo de identificação das vítimas e devolução dos celulares recuperados. As autoridades orientam que vítimas que registraram boletim de ocorrência aguardem o contato policial. Quem ainda não realizou o registro pode fazê-lo pela delegacia eletrônica, contribuindo para novas investigações e eventuais recuperações. De janeiro a novembro deste ano, foram registrados mais de 324 mil casos de roubos e furtos na Grande São Paulo, dos quais 39 mil aparelhos já foram recuperados.