A Operação Mutus II, realizada no Acre na manhã desta quarta-feira (8), resultou na prisão de seis pessoas e no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão. A ação, que envolveu mais de 20 agentes das forças de segurança federal e estadual, aconteceu nas cidades de Rio Branco e Epitaciolândia, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa em atividade no estado. A operação é um desdobramento de uma investigação iniciada em abril de 2024, que já havia levado à apreensão de materiais importantes para a identificação de um núcleo específico dentro da facção criminosa.
A polícia informou que este núcleo, identificado durante as investigações, era responsável por impor regras rígidas entre os membros da organização, além de supervisionar atividades criminosas, como o tráfico de drogas e a posse de armas. A operação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado do Acre (Ficco), composta por diversas forças de segurança, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal.
Os detidos estão sendo investigados por crimes como o de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e posse irregular de armas, com penas que variam de três a oito anos de reclusão. As autoridades destacaram que as investigações seguem em andamento, com o intuito de desarticular completamente a facção e evitar novos crimes no estado. A ação reflete o esforço das forças de segurança pública em combater o crime organizado e garantir a ordem pública no Acre.