Uma operação da Polícia Civil do Pará, chamada de Operação Gênesis, culminou na prisão de oito suspeitos e na morte de um durante confronto com a polícia. A ação, que ocorreu na última sexta-feira (31), teve alcance em cinco estados brasileiros, incluindo Pará, Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao todo, foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva contra indivíduos ligados a uma facção criminosa nacional.
As investigações apontaram que os suspeitos atuavam como responsáveis pelo planejamento e execução de crimes, incluindo ataques a agentes de segurança pública, extorsões e roubos. As cidades de Belém, Mosqueiro, Ananindeua, Canaã dos Carajás e Redenção, no Pará, foram as principais localidades de ação. Durante a operação, um dos suspeitos foi morto após confronto no bairro da Tapanã, em Belém, e outros dois foram presos em Ananindeua e Canaã dos Carajás.
Além das prisões no Pará, a operação resultou na detenção de mais seis indivíduos em outros estados. As prisões ocorreram em Goiânia (GO), Joinville (SC), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Betim (MG). Todos os mandados foram expedidos pela Vara de Crime Organizado de Belém, e o nome da operação reflete a origem das missões e a função dos envolvidos dentro das facções criminosas.