Rita, uma filhote de onça suçuarana, foi resgatada sozinha em um canavial em Santa Rita do Passa Quatro, em novembro de 2024, e está recebendo cuidados no Bosque de Ribeirão Preto. Por ter sido cuidada desde muito nova por humanos, Rita desenvolveu o hábito de se aproximar das pessoas, o que representa um risco tanto para ela quanto para os moradores locais. Segundo especialistas, caso a onça fosse solta na natureza, ela poderia buscar por humanos, o que poderia colocar sua sobrevivência e segurança em perigo.
Atualmente, Rita está em processo de adaptação ao novo ambiente, onde passará a conviver com a onça-parda Chiara. O processo envolve uma série de etapas, como a troca de cheiros e o gradual encontro visual entre as duas, sempre com a supervisão dos profissionais do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras). O objetivo é garantir que Rita e Chiara se acostumem uma com a outra, antes de finalmente dividirem o mesmo espaço no Bosque.
Embora o trabalho de reabilitação de animais silvestres normalmente inclua a soltura na natureza, no caso de Rita, isso não é viável devido ao seu apego a humanos desde a filhote. Assim, ela continuará sob os cuidados humanos no Bosque de Ribeirão Preto, onde será acompanhada de perto. A alimentação de Rita já inclui ração sólida, com carne de boi e frango, e ela está em fase de desenvolvimento para garantir que possa se adaptar ao novo ciclo de vida com Chiara.