Uma onça-parda, o segundo maior felino do Brasil, foi encontrada atropelada no interior de Ibiaçá, na Região Norte do Rio Grande do Sul, na estrada ERS-126, km 98. O acidente ocorreu na noite de sábado (25), mas o corpo foi localizado no domingo (26). A espécie está ameaçada de extinção e o animal encontrado era um macho, pesando cerca de 50 kg.
Apesar do risco de extinção, a onça-parda ainda pode ser vista em algumas regiões do estado, especialmente no norte e noroeste. O Batalhão Ambiental da Brigada Militar informou que o atropelamento teria ocorrido durante a noite, com base nas condições do corpo. Em outubro do ano passado, outro felino da mesma espécie foi atropelado em Cruz Alta, e em junho, caçadores de javalis encontraram dois animais da espécie em uma propriedade rural de Coxilha.
As autoridades locais orientam que, em casos de atropelamento de animais, motoristas devem acionar o Batalhão Ambiental ou o Corpo de Bombeiros para que o animal receba a assistência adequada. Essas ações são importantes para garantir o suporte necessário ao animal e, quando possível, a preservação da fauna local.