A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) retomou, nesta quarta-feira (08), as obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros João Paulo e Saco Grande, em Florianópolis. Após um recesso de duas semanas no fim de ano, as intervenções avançam com o assentamento de novas redes de esgoto em três trechos. No João Paulo, o trabalho ocorre na Rua João Pio do Valle Pereira, com bloqueio total do trânsito entre 7h e 18h devido a escavações. Já no Saco Grande, as obras acontecem em dois locais: na Servidão Firmino Linhares, com interdição total da via, e na Rodovia Virgílio Várzea, onde o tráfego está parcialmente interrompido, funcionando no sistema “pare e siga”.
Além da implantação da rede de esgoto, a CASAN segue com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, que inclui pavimentação, paisagismo e instalação de equipamentos. O investimento total no projeto chega a R$ 129,6 milhões, com recursos provenientes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). As obras visam melhorar a infraestrutura sanitária da região, com o objetivo de garantir a coleta e o tratamento adequados de esgoto, contribuindo para a saúde pública e o meio ambiente.
A CASAN alerta que os moradores dos bairros João Paulo e Saco Grande devem aguardar um comunicado em suas faturas antes de realizar a ligação do imóvel à rede coletora. Somente após a conclusão total do sistema e sua ativação é que as ligações podem ser feitas, evitando problemas como retorno de esgoto e extravasamento nas vias públicas. Para mais informações, a companhia disponibiliza um canal de atendimento via WhatsApp para esclarecimentos.