A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) intensificou as obras de concretagem das novas estruturas da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis. Com mais de 73% da estrutura civil concluída, a empresa já finalizou a construção do decantador secundário, que está em operação, e do novo tanque aerador, que se encontra em fase de testes e acabamento. Outras importantes etapas também avançaram, como a finalização das obras de tanques de contato de cloro, de adensamento de lodo e de biofiltros, além da instalação de novas cercas e interligação das estruturas.
A ETE Insular é a principal estação de tratamento de esgoto de Florianópolis, atendendo à região central da cidade, a mais populosa da ilha. As melhorias realizadas irão aumentar em quase três vezes a capacidade de tratamento da estação, com uma vazão máxima prevista de 612 L/s. A ampliação da unidade também incorporará tecnologias avançadas para o tratamento terciário do efluente, garantindo maior pureza e eliminação de nutrientes poluidores específicos.
Com a ampliação, a ETE Insular irá suportar a operação da rede de coleta que já foi implantada em bairros como Itacorubi e Córrego Grande, e possibilitará a expansão para atender áreas como José Mendes e Morro da Lagoa, beneficiando mais de 225 mil pessoas. O investimento de R$ 194 milhões, viabilizado por meio de um financiamento da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), reforça o compromisso com a melhoria da infraestrutura de saneamento básico na capital catarinense.