A obra de remoção de uma rocha submersa no Porto de São Francisco do Sul, iniciada na última semana, promete aumentar a capacidade de carga em até 1,5 mil toneladas por navio. A intervenção, que ocorre no berço 101, busca alcançar uma profundidade de 14 metros, eliminando manobras extras que elevavam os custos operacionais. Estimada em R$ 12 milhões, a obra utiliza métodos mecânicos de alta precisão para minimizar impactos ambientais e deve concluir sua primeira etapa até o final de janeiro.
Com a remoção do afloramento rochoso de 370 m³, equivalente ao tamanho de cinco contêineres, o porto espera ganhar eficiência e reduzir custos, tornando-se mais competitivo no cenário nacional. Reconhecido como o maior porto em movimentação de cargas de Santa Catarina e entre os dez principais do Brasil, o terminal bateu recordes históricos em 2024, movimentando 16,9 milhões de toneladas. A modernização reforça sua posição estratégica, responsável por exportar 80% da soja catarinense e importar 42% do aço consumido no Brasil.
A execução da obra foi planejada em duas etapas para minimizar interferências na movimentação de cargas, especialmente durante o escoamento da safra de soja, que vai até outubro. Segundo especialistas, a iniciativa representará um marco para a infraestrutura portuária da região, trazendo benefícios econômicos e logísticos, além de atrair navios de maior porte e incrementar a eficiência das operações.