O advogado Beto Simonetti foi reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta sexta-feira (31/1), com 100% dos votos válidos. Simonetti continuará à frente da instituição até 2028, após um mandato focado na defesa das prerrogativas da advocacia. A cerimônia de posse, que acontecerá no Superior Tribunal de Justiça (STJ), será marcada pela presença de autoridades do poder judiciário e legislativo, em razão da reforma na sede da OAB.
Simonetti, que também foi o primeiro presidente reeleito desde a redemocratização, lidera a chapa “OAB de Portas Abertas” e, ao longo de sua gestão, promoveu mudanças importantes na entidade, incluindo regras que garantem maior representatividade de mulheres e negros nas decisões da OAB. Além disso, em sua primeira gestão, a entidade conquistou novas leis e decisões jurídicas que fortaleceram as prerrogativas dos advogados no Brasil, combatendo desafios enfrentados pela categoria.
A nova diretoria eleita também inclui outros membros importantes, como Felipe Sarmento (vice-presidente), Rose Morais (secretária-geral), Christina Cordeiro (secretária-geral adjunta) e Délio Lins e Silva Júnior (diretor-tesoureiro). Juntos, eles assumem a responsabilidade de liderar a OAB em um período desafiador, focando na manutenção e evolução das conquistas da advocacia brasileira.