O boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostrou uma queda no número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em Goiás e em grande parte do Brasil. No entanto, a análise dos dados de 12 a 18 de janeiro apontou um aumento da doença em nove estados, incluindo Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Esse crescimento chamou atenção, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
O boletim também destacou que a covid-19 tem gerado mais impacto entre crianças pequenas e pessoas idosas, com uma taxa de mortalidade mais alta na população acima de 65 anos. A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, apontou que, além do aumento de casos entre idosos, a doença também tem afetado jovens e adultos, especialmente nos estados do Norte e Nordeste, como Amazonas, Pará e Paraíba. A situação tem se mostrado preocupante, embora o número de casos seja oscilante em algumas dessas regiões.
Para lidar com a situação, a pesquisadora reforçou a recomendação do uso de máscaras em locais com aumento de casos, especialmente em ambientes fechados e postos de saúde. Além disso, ela alertou sobre a importância de manter a vacinação em dia e de adotar o isolamento ao surgirem sintomas de síndrome gripal.