O Nubank (ROXO34) planeja expandir significativamente sua atuação no mercado de empréstimos consignados privados, com a meta de aumentar sua carteira de R$ 1,5 bilhão para até R$ 37 bilhões até 2027, conforme análise do Goldman Sachs. A fintech já detém 35% do mercado de crédito consignado e vê uma oportunidade estratégica com a criação de uma nova plataforma virtual para esse tipo de crédito, facilitando o acesso para trabalhadores com carteira assinada.
Uma das principais inovações dessa nova plataforma é o uso do e-Social, que facilitará a liberação do crédito e permitirá a negociação direta entre bancos e trabalhadores, sem a necessidade de intermediação do empregador. A implementação dessa plataforma deve reduzir as barreiras do modelo atual, que exige a participação das empresas na concessão de crédito, e pode triplicar o tamanho do mercado de consignados, passando de R$ 40 bilhões para até R$ 120 bilhões.
Com a digitalização e simplificação no processo de empréstimo, o Nubank busca competir de forma mais agressiva com os grandes bancos tradicionais, como Santander e Itaú. O banco digital acredita que, ao se alinhar com as mudanças e fortalecer suas parcerias com entidades públicas, poderá conquistar uma maior fatia do mercado, ampliando sua base de clientes de 10 milhões e estreitando a distância em relação aos seus concorrentes.