O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que revogará várias políticas adotadas pela administração anterior, destacando a revogação de decretos relacionados à imigração, diversidade e políticas econômicas. Em seu último discurso antes da posse, Trump destacou a implementação de medidas mais rigorosas nas fronteiras e o fim de políticas de inclusão que, segundo ele, dividem a sociedade. O republicano também mencionou sua intenção de fortalecer a força militar do país e priorizar a meritocracia na contratação de funcionários públicos e no setor privado.
Trump também se comprometeu a tomar medidas para encerrar os conflitos internacionais em andamento, como a guerra na Ucrânia e os problemas no Oriente Médio, afirmando que suas ações seriam mais eficazes que as de seu antecessor. Além disso, o presidente eleito ressaltou que seu governo implementará uma agenda econômica protecionista, com foco em aumentar tarifas de importação, cortar impostos, reduzir a inflação e trazer fábricas de volta para os Estados Unidos, visando impulsionar a economia nacional.
Entre outras medidas anunciadas, Trump enfatizou que sua administração lutará contra a entrada ilegal de imigrantes e promoverá uma política externa mais voltada para os interesses americanos, especialmente no que diz respeito às relações com países como China e nas negociações internacionais. O republicano também pretende fortalecer os direitos individuais, defendendo a liberdade religiosa, a liberdade de expressão e o direito ao porte de armas.