O Agrocolégio Maguito Vilela, localizado em Goiânia, iniciará suas atividades no próximo dia 20 de janeiro, com 60 alunos distribuídos entre duas turmas da 1ª série do ensino médio. O governo estadual espera expandir esse número para 120 estudantes no curto prazo, com a formação de novas turmas de 2ª série e 1ª série. Para 2027, a previsão é que o número de alunos chegue a 180, com duas turmas por série, cada uma com 30 estudantes. A proposta do colégio é capacitar os jovens, especialmente da zona rural, para o mercado de trabalho no campo, com foco em áreas como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos.
O colégio, que funcionará em regime de internato e semi-internato, contará com uma grade curricular que inclui matérias do ensino médio e também aulas específicas sobre técnicas agropecuárias. A ideia é proporcionar aos estudantes acesso a novas tecnologias e práticas relacionadas ao agronegócio, especialmente relevante em Goiás, um dos principais polos agroindustriais do Brasil. Os alunos terão a oportunidade de aplicar em campo os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.
O nome do Agrocolégio Maguito Vilela é uma homenagem ao ex-governador, que teve papel importante na promoção da agricultura e pecuária em Goiás, além de ser um defensor da educação. A instituição foi criada em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e seu centro de treinamento abrigará as atividades educacionais.