A Prefeitura de Nova Odessa (SP) anunciou a adesão ao programa estadual “Auxílio Aluguel Para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade”, destinado a mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero que já possuam medida protetiva judicial. O auxílio tem o valor de R$ 500 mensais, com duração inicial de seis meses, podendo ser renovado por mais seis meses após uma avaliação feita pela equipe de Assistência Social, caso a situação de vulnerabilidade e risco persista.
O objetivo do programa é garantir que as mulheres tenham um espaço seguro, longe do agressor, por meio de um apoio financeiro temporário. O benefício é pago através da Poupança Social no Banco do Brasil, e as beneficiadas devem se dirigir ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde receberão apoio na organização da documentação necessária e orientações para a inscrição online no programa, assim que a ferramenta estiver disponível pelo governo estadual.
A Prefeitura de Nova Odessa se comprometeu a divulgar em breve informações adicionais sobre o procedimento para solicitação do benefício, e a equipe do Creas estará à disposição para fornecer todo o suporte necessário para que as mulheres possam acessar esse importante apoio social. O auxílio faz parte do Movimento SP Por Todas, uma iniciativa estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres.