As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, principal mecanismo de acesso ao ensino superior no Brasil, foram antecipadamente disponibilizadas nesta segunda-feira, 13 de janeiro, na Página do Participante do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para consultar os resultados, os candidatos devem acessar o portal utilizando o CPF e a senha cadastrada no sistema Gov.br. No entanto, o site apresentou instabilidades para alguns usuários.
Com as notas em mãos, os estudantes podem participar de diversos programas educacionais, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades federais, e o Enem-USP, que destina 20% das vagas na Universidade de São Paulo a candidatos do exame. Além disso, as notas podem ser utilizadas no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas; no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia até 100% das mensalidades; e em universidades portuguesas conveniadas ao Ministério da Educação do Brasil. As inscrições para o Sisu ocorrerão entre 17 e 21 de janeiro, enquanto os resultados do Enem-USP serão divulgados no mesmo dia 17.
Ainda não há datas oficiais para o início das inscrições no ProUni e no Fies, mas historicamente esses programas seguem o cronograma do Sisu. A ordem usual prioriza o Sisu, seguido pelo ProUni e, por último, o Fies. Durante o período de inscrição no Sisu, os candidatos podem acompanhar as notas de corte para suas opções de curso e ajustar as escolhas estratégicas dentro do sistema.