O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) alcançou um marco importante nas redes sociais nesta semana, tornando-se o segundo político brasileiro mais seguido no Instagram, com 15,4 milhões de seguidores. A ascensão de Ferreira se deu após a publicação de um vídeo com críticas ao governo federal e à portaria da Receita Federal que aumentava o monitoramento de transações financeiras. O conteúdo viralizou, acumulando mais de 300 milhões de visualizações, e ajudou o deputado a ultrapassar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que possui 13,3 milhões de seguidores na plataforma.
O impacto do vídeo gerou discussões no Palácio do Planalto, sendo apontado como um dos fatores que contribuíram para a revogação da norma da Receita Federal. Além disso, aliados do governo temem o crescimento político de Nikolas Ferreira, que passa a ser visto por seus apoiadores como uma figura-chave na crítica à administração atual. Além do Instagram, Ferreira também registrou um grande aumento de seguidores no TikTok, onde alcançou 7,1 milhões, superando o presidente e o ex-presidente Jair Bolsonaro em números de seguidores.
Em meio a essa crescente popularidade, Nikolas Ferreira se vê envolvido em investigações relacionadas à disseminação de informações sobre a portaria do Pix. O deputado expressou preocupação com a possibilidade de ser alvo de um inquérito adicional, afirmando que a investigação seria mais um passo dentro de um cenário em que, segundo ele, pessoas que se posicionam contra o governo correm o risco de perseguição. No X (antigo Twitter), o deputado ainda está atrás de Lula e Bolsonaro em número de seguidores, mas seu crescimento nas plataformas digitais reflete sua crescente influência política no país.