Na manhã desta sexta-feira (10), moradores de Uberlândia registraram um fenômeno climático raro para o período de verão: uma intensa neblina que cobriu diversas áreas da cidade. A neblina afetou principalmente os bairros Tibery, Custódio Pereira, Segismundo Pereira, Novo Mundo, além da área central e setores norte da cidade. O fenômeno foi mais intenso no final da madrugada e começou a se dissipar por volta das 7h da manhã.
De acordo com o geógrafo William Borges, a alta umidade do ar foi a principal responsável pela formação da neblina, aliada a uma temperatura relativamente baixa de 19°C durante a madrugada. Essa condição climática, incomum para o verão, fez com que a umidade se condensasse, formando o fenômeno. A presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) também contribuiu para o aumento da umidade, o que potencializou a formação da neblina, embora a ZCAS não estivesse diretamente sobre a região.
A previsão para a semana segue com chuvas para Uberlândia e a região, mantendo o clima instável. Apesar de a neblina ter sido atípica para o verão, o aumento da umidade e as condições climáticas devem seguir influenciando o tempo na cidade nos próximos dias.