A Prefeitura de Feira de Santana anunciou o início de um mutirão para agendamento de exames na rede municipal de saúde, com a meta de zerar a fila de requisições feitas entre 1º de junho e 30 de novembro de 2024, em um prazo de 100 dias. O serviço estará disponível nas policlínicas localizadas nos bairros Tomba, Parque Ipê, Rua Nova, Feira X, George Américo, além dos distritos de Humildes e São José. Para realizar o agendamento, é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS, guias de exames ou consultas e comprovante de residência atualizado.
O cronograma de agendamentos será dividido conforme o mês de emissão das requisições. Entre os dias 8 e 13 de janeiro, será a vez das pessoas com pedidos de exames feitos entre junho e julho. Entre 14 e 17 de janeiro, aqueles com guias de agosto e setembro deverão comparecer. Já entre 20 e 23 de janeiro, será o turno dos que têm exames solicitados em outubro e novembro. A prioridade será para os exames mais antigos.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que os exames com requisição anterior a 1º de junho precisarão passar por nova avaliação médica. Aqueles que tiverem pedidos de exames a partir de dezembro de 2024 estão dentro do prazo e não precisarão de nova consulta. O objetivo do mutirão é agilizar o atendimento e reduzir a demanda por exames nas unidades de saúde da cidade.