Neste sábado (11/1), mais de 2 mil casas foram visitadas durante o 2º Mutirão dos 100 dias, promovido pela Prefeitura de Goiânia. A ação, que contou com a colaboração de Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), levou serviços de limpeza, urbanização e assistência social para a Região Leste da capital. O mutirão também contou com a parceria da Prefeitura de Senador Canedo e teve como foco a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
Durante a visita ao Jardim Novo Mundo, 101 focos do mosquito foram identificados, especialmente em locais de difícil acesso, como telhados e caixas d’água abertas. A Prefeitura de Goiânia está planejando o uso de drones para tratar essas áreas, facilitando o acesso a locais que normalmente seriam inatingíveis. Mais de 700 imóveis na área visitada estavam fechados, o que torna o controle mais desafiador.
Embora o número de casos de dengue em 2025 seja relativamente baixo, com 31 casos confirmados até o momento, a Prefeitura reforçou a importância da colaboração da população no combate ao mosquito. As principais medidas preventivas incluem o cuidado com o acúmulo de água parada, como em caixas d’água, pneus e pratinhos de vasos, além da manutenção de piscinas e calhas. Essas ações visam prevenir a proliferação do mosquito e, consequentemente, reduzir a incidência de doenças transmitidas por ele.