Em 2024, quase 7 mil motoristas em Alagoas foram multados por circularem com o IPVA atrasado. A falta de pagamento desse imposto obrigatório não só gera infrações como também pode resultar na apreensão do veículo, além de inscrição na Dívida Ativa do Estado. O Departamento de Trânsito (Detran) exige que o licenciamento do veículo, a chamada “amarelinha”, só seja emitido após a regularização do IPVA. Para os motoristas infratores, a multa pode ser de R$ 293,47, além da perda de 7 pontos na carteira de habilitação.
O não pagamento do IPVA também acarreta juros e a possibilidade de negativação do nome do contribuinte, dificultando o acesso a crédito e outros serviços financeiros. Caso a inadimplência persista, a dívida pode ser registrada na Dívida Ativa e o motorista ficará impedido de assumir cargos públicos. O Estado de Alagoas permite o parcelamento do imposto atrasado, com consulta através do site da Secretaria da Fazenda (Sefaz), mediante o número da placa e do Renavam do veículo.
O calendário de vencimento do IPVA 2025 já foi divulgado, com datas específicas para veículos conforme o final da placa. Motoristas que pagarem à vista até a data de vencimento recebem 5% de desconto, enquanto aqueles que optarem pelo parcelamento terão prazos mais flexíveis para quitar o imposto. Além disso, o governo do Estado disponibilizou guias de pagamento para facilitar o processo e garantir a regularização dos veículos.