Uma mulher de 29 anos faleceu em Cristais Paulista, interior de São Paulo, após sofrer complicações de saúde, incluindo vômitos e diarreia, cerca de uma hora após ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela havia começado a apresentar os sintomas dias antes, durante uma viagem ao litoral paulista, embora o nome da praia não tenha sido revelado. Até o momento, a causa da morte não foi confirmada como sendo relacionada ao surto de virose que afeta a região da Baixada Santista. O caso foi registrado como morte natural pela Delegacia Seccional de Franca.
A Baixada Santista enfrenta um aumento significativo de casos de virose desde o início de 2025, com números elevados de atendimentos médicos e registros em diversas cidades litorâneas. A Prefeitura de Guarujá, uma das cidades mais afetadas, sugere que a contaminação do mar por esgoto clandestino possa estar relacionada ao surto, embora a Sabesp não tenha identificado problemas na rede de esgoto que justifiquem a contaminação. Amostras de água da Praia da Enseada foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para investigação.
De acordo com dados das prefeituras da região, cidades como Bertioga, Cubatão, Guarujá e Santos tiveram um grande aumento de atendimentos relacionados à virose em dezembro e janeiro. Guarujá, por exemplo, registrou 2.064 atendimentos, enquanto Santos somou 2.264 em suas unidades de pronto atendimento. As autoridades locais continuam monitorando a situação e realizando investigações para entender melhor a origem do surto, sem, até o momento, identificar uma causa definitiva.