No último dia 20, o Ministério Público Federal (MPF) realizou uma reunião pública em Santarém para discutir as demandas relacionadas à educação inclusiva no Pará. O evento, que contou com mais de 120 participantes, incluindo procuradores, movimentos sociais, professores e familiares de estudantes com deficiência, teve como objetivo diagnosticar a realidade educacional do estado e buscar soluções para promover uma educação mais acessível e inclusiva.
Durante o encontro, foram destacadas várias questões que afetam a educação inclusiva no estado, como a falta de recursos e infraestrutura, a escassez de profissionais especializados e a ausência de adaptações curriculares adequadas. Além disso, os participantes apontaram a carência de equipes multiprofissionais nas escolas e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes com deficiência para acessar tanto o currículo regular quanto o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A falta de qualificação dos professores para lidar com a diversidade de necessidades também foi uma preocupação central.
O MPF se comprometeu a elaborar recomendações para os órgãos educacionais e governamentais visando o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), com ênfase em investimentos na educação inclusiva. A instituição reafirmou seu compromisso em trabalhar de forma conjunta com movimentos sociais e outros parceiros para garantir o direito à educação para todas as pessoas, especialmente as com deficiência e neurodiversidade.