Na noite de sexta-feira (10), um motorista foi abordado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) em Florianópolis, enquanto dirigia uma caminhonete Amarok na SC-405, no bairro Campeche. Durante a abordagem, foi constatado que ele transportava cinco crianças e um adulto na caçamba do veículo, situação que configura uma infração grave conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A PMRv não informou se o condutor foi multado ou se seguiu viagem após a abordagem.
Este tipo de infração também foi registrado recentemente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em outra ocorrência na BR-101, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. Nesse caso, um motorista foi flagrado transportando seus dois filhos no porta-malas de um carro, juntamente com outros objetos, como cooler e sacolas. O motorista foi multado em R$ 586,94 e só pôde continuar a viagem após os filhos serem acomodados no veículo de um amigo.
Esses incidentes refletem uma preocupação crescente com a segurança no trânsito, especialmente no transporte de crianças, que deve ser feito de forma adequada e dentro das normas estabelecidas. A legislação brasileira é clara ao proibir o transporte de pessoas em compartimentos de carga, visando a proteção de todos os ocupantes dos veículos.