Joel Santos da Silva, ex-secretário municipal de Agricultura de Viana, faleceu aos 67 anos em 15 de janeiro, após complicações de uma doença neurológica rara, suspeita de ser Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), uma condição progressiva e fatal do sistema nervoso central. Internado há três meses, o quadro clínico de Joel evoluiu rapidamente, com sintomas como perda de força nas pernas, insônia e dores de cabeça. Inicialmente, os médicos descartaram outras doenças, como a Síndrome de Guillain-Barré, e, após diversas investigações, suspeitaram da DCJ, embora a confirmação do diagnóstico só tenha ocorrido após sua morte.
A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é frequentemente confundida com o mal da vaca louca devido à semelhança nos sintomas, como a deterioração cognitiva e transtornos motores. No entanto, a DCJ é uma doença humana, enquanto a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) afeta apenas bovinos. No Brasil, não há registros de casos da EEB em humanos, e a contaminação por carne contaminada nunca foi documentada. Embora rara, a DCJ afeta predominantemente pessoas com idades entre 55 e 70 anos e, na maioria dos casos, surge de maneira esporádica, sem padrões reconhecíveis de transmissão.
A morte de Joel gerou um misto de tristeza e alívio entre seus familiares, que afirmaram que o sofrimento intenso durante a internação fez com que a falecimento fosse visto como um descanso. Além disso, eles aguardam o resultado dos exames finais para entender melhor a origem da doença e se há riscos de transmissão a outras pessoas. A Secretaria de Saúde do Espírito Santo seguiu todos os protocolos de investigação e informou que, até o momento, não há evidências de que a EEB tenha afetado humanos no estado.