O Monte Ibu, um vulcão localizado na ilha de Halmahera, no arquipélago de Molucas, entrou em erupção no sábado, 11 de janeiro, às 19h45 (horário local). A erupção gerou uma coluna de fumaça que atingiu 4 quilômetros de altura, além de expelir lava a uma distância de até 2 quilômetros do centro da atividade. Imagens da estação de monitoramento mostraram chamas vermelhas e uma espessa nuvem de fumaça negra subindo da cratera.
Como medida de segurança, a Agência Geológica Nacional orientou que moradores e visitantes evacuassem uma área de 4 a 5,5 quilômetros da cratera. Além disso, foi recomendado o uso de máscaras e óculos de proteção devido à queda de cinzas vulcânicas, que representam risco à saúde. A ilha de Halmahera, com mais de 700.000 habitantes, é uma das regiões mais afetadas pela atividade sísmica e vulcânica da Indonésia, em razão da sua localização no Anel de Fogo do Pacífico.
O Monte Ibu é um dos vulcões mais ativos da Indonésia e, em 2024, registrou mais de 2 mil erupções. A região sofre com frequentes atividades vulcânicas, como foi o caso no ano passado, quando o Monte Ruang, na província de Sulawesi, entrou em erupção várias vezes, forçando a evacuação de milhares de pessoas. O país continua a monitorar de perto as condições sísmicas e vulcânicas, dada a alta frequência desses eventos naturais.