O Monte Ibu, um dos vulcões mais ativos da Indonésia, entrou em erupção no sábado (11/1), expelindo lava e lançando uma densa nuvem de fumaça a 4 quilômetros de altura. O vulcão, localizado na ilha de Halmahera, no arquipélago de Molucas, iniciou a atividade eruptiva às 19h45, horário local. Segundo informações da Agência Geológica Nacional, a lava foi detectada a cerca de 2 quilômetros da cratera, e a imagem das chamas vermelhas e fumaça preta foi registrada pela estação de monitoramento.
Como medida de precaução, as autoridades locais orientaram moradores e visitantes a se afastarem de uma área com raio de 4 a 5,5 quilômetros da cratera e utilizar máscaras e óculos de proteção devido à possível queda de cinzas vulcânicas. A população da ilha de Halmahera, que conta com mais de 700.000 habitantes, foi alertada sobre os riscos decorrentes da erupção.
A Indonésia, que faz parte do Anel de Fogo do Pacífico, é frequentemente atingida por atividades sísmicas e vulcânicas. O Monte Ibu, que teve mais de 2.000 erupções em 2024, é um dos vulcões mais monitorados do país. O ano passado também foi marcado por outras erupções, como a do Monte Ruang, em Sulawesi, que resultou na evacuação de milhares de pessoas.