Gael Monfils não conseguiu interromper a sequência negativa de derrotas diante de Novak Djokovic, que se estendeu para 20 confrontos consecutivos após a vitória do sérvio nas oitavas de final do Torneio de Brisbane. Em uma partida de 1h14, Djokovic venceu o francês por 6/3, 6/3, mostrando mais uma vez sua consistência e bom condicionamento físico. O ex-número 1 do mundo demonstrou ótima mobilidade e reflexos, o que reforça suas promessas de fazer uma temporada de alto nível.
Embora tenha perdido, Monfils teve momentos de brilho durante o jogo, como uma troca de bolas no início do segundo set, onde chegou a arrancar aplausos de Djokovic e do público ao finalizar o ponto de costas. No entanto, uma quebra de serviço no terceiro game do set decisivo fez com que o francês perdesse a chance de reagir, e a partida foi encerrada com outra quebra de serviço. Mesmo após o jogo, Monfils recebeu o reconhecimento do sérvio, que foi ovacionado pelos espectadores australianos.
Nos outros jogos das oitavas de final, Reilly Opelka, que se recuperou de um tumor benigno e uma lesão no punho que o afastaram das quadras por dois anos, venceu Matteo Arnaldi em sets diretos, por 7/6 (11/9) e 7/6 (7/4). Giovanni Mpetshi Perricard também obteve uma grande vitória ao derrotar Frances Tiafoe, o quarto favorito, por 6/4 e 7/6 (7/4), garantindo seu lugar nas quartas de final.