Uma delegação de 24 especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) está em Belém, no Pará, para acompanhar os preparativos da 30ª Conferência sobre Mudança Climática (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025. Durante a visita, o grupo se encontrou com representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de verificar a infraestrutura de transporte, segurança, saúde e o planejamento de logística para o evento.
A missão, que tem o objetivo de apoiar a organização do evento sem caráter avaliativo, destaca o esforço do governo brasileiro e de Belém para garantir o sucesso da COP30. A secretária-executiva adjunta da UNFCCC, Noura Hamladji, expressou sua impressão positiva sobre o planejamento e o investimento de R$ 5 bilhões. Esse apoio é considerado essencial para o sucesso das negociações climáticas globais.
O governo brasileiro espera atrair cerca de 100 mil visitantes para a conferência. Além disso, Belém já experimenta um crescimento significativo no número de turistas, com um aumento de 59% nas chegadas por via aérea entre janeiro e novembro de 2024. O investimento em infraestrutura, incluindo melhorias na rede hoteleira e reforma de pontos turísticos, também está contribuindo para fortalecer o turismo local e deixar um legado duradouro para a região amazônica.