O ministro do Turismo, Celso Sabino, será o primeiro brasileiro a presidir o Conselho Executivo da ONU Turismo, cargo que assumirá em 22 de janeiro de 2025. Sua eleição ocorreu durante a 122ª Reunião do Conselho, em Cartagena, na Colômbia, com o apoio de representantes de 35 países. O mandato de Sabino terá duração de um ano e coloca o Brasil em uma posição de destaque nas decisões globais sobre o setor de turismo, com foco em questões como sustentabilidade, mudanças climáticas, digitalização, atração de investimentos e qualificação profissional.
A presidência de Sabino coincide com a realização da COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém em 2025. Este evento internacional, que reunirá líderes mundiais e especialistas, é altamente relevante para as discussões promovidas pela ONU Turismo. Sabino destacou a importância de sua nova função e sua missão de representar o Brasil na liderança de decisões estratégicas para o setor de turismo global.
Sabino vê sua eleição como reflexo do crescimento do turismo brasileiro e do fortalecimento da América do Sul no cenário internacional. Um dos primeiros passos à frente do Conselho será organizar um evento em Madri, na embaixada brasileira, com a presença de investidores internacionais, para apresentar um guia de oportunidades de investimento em turismo no Brasil, elaborado em parceria com a ONU.