O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que o ex-presidente Jair Bolsonaro apresente o convite oficial que recebeu para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos antes de decidir sobre a liberação da viagem. O ministro questionou a validade do convite apresentado por Bolsonaro, que foi um e-mail enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro de um endereço não identificado e sem detalhes sobre a programação do evento.
Os advogados de Bolsonaro, liderados por Paulo Amador da Cunha Bueno e Celso Vilardi, devem submeter o documento oficial que comprove o convite. A solicitação foi feita por Moraes, que também pediu à Procuradoria-Geral da República um parecer sobre a documentação apresentada e a necessidade de complementação das provas para o pedido de autorização.
O convite, que consta como principal base do pedido de viagem, foi um e-mail com uma mensagem simples, sem informações detalhadas, enviado pelo Comitê de Posse de Trump. O convite incluiu a participação na cerimônia de posse e em um evento à noite. O STF aguarda a resposta com a documentação completa para decidir sobre o caso.