Em cerimônia realizada em memória dos eventos de 8 de janeiro de 2023, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou que a verdadeira essência da democracia está na capacidade do povo em promover uma sociedade mais justa e igualitária. Ele lembrou que, dois anos atrás, o Brasil vivenciou um episódio grave com a invasão dos prédios dos Três Poderes em Brasília, mas afirmou que o ataque à democracia foi um processo gradual e mais sutil, alimentado por discursos de ódio e fake news que polarizaram a sociedade.
Lewandowski enfatizou a importância de estar vigilante para proteger a democracia, ressaltando que qualquer ameaça ao regime democrático deve servir como um lembrete de seu valor inestimável. Durante o evento, o ministro também abordou a necessidade de unidade e firmeza diante das adversidades, chamando a população a não permitir que as lições do passado sejam esquecidas, especialmente em tempos de crescente polarização.
Como parte da cerimônia, foi instituído o prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia, uma iniciativa do Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União (AGU). O prêmio será concedido anualmente a pessoas que tenham demonstrado notável contribuição para a preservação e fortalecimento da democracia no Brasil. A premiação também faz uma homenagem à trajetória de luta em defesa dos direitos humanos da advogada Eunice Paiva. O prêmio será regulamentado em 2025, com mais informações sendo divulgadas em breve.