O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, apresentou ao embaixador André Aranha Corrêa do Lago, presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), os projetos de agropecuária sustentável da pasta. O encontro ocorreu na sede do Ministério da Agricultura, e o ministro destacou a importância da participação do agronegócio brasileiro no evento, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém. Fávaro ressaltou que o planejamento inclui ações de pesquisa, ciência, inovação, e sistemas agrícolas sustentáveis, com a apresentação de experiências imersivas e uma vitrine tecnológica.
O ministro também afirmou que estão sendo feitos esforços para criar um espaço exclusivo para o Brasil na COP30, que reunirá líderes globais, cientistas, empresas e organizações da sociedade civil. O objetivo é buscar soluções para a redução de emissões de gases de efeito estufa, a proteção de ecossistemas e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. A participação do agronegócio brasileiro visa mostrar ao mundo o potencial do setor, reconhecido por suas boas práticas e produtos de alta qualidade.
Entre as iniciativas que Fávaro apresentou estão o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos e as estratégias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Essas ações visam promover uma agropecuária mais sustentável e integrada aos objetivos globais de preservação ambiental e combate às mudanças climáticas.