O Ministério de Minas e Energia (MME) informou recentemente que está posicionando a Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (ADNOC) como uma potencial investidora no Brasil. Entre as áreas de interesse está o leilão de gás que ocorrerá em 2025, organizado pela Pré-Sal Petróleo (PPSA), além de outras oportunidades no setor energético.
Em encontro oficial realizado nos Emirados Árabes, o ministro Alexandre Silveira discutiu com o diretor executivo da ADNOC, Khaled Salmeen, possíveis investimentos em áreas como fertilizantes e gás natural no Brasil. A ADNOC, com vasta experiência no setor de energia e refino, vê oportunidades de crescimento, especialmente devido à crescente demanda interna por fertilizantes no país.
A colaboração com a ADNOC é vista como estratégica para aumentar a capacidade produtiva de fertilizantes no Brasil, alinhando-se à importância do país no mercado global de alimentos. A expertise da empresa poderia impulsionar o setor e fortalecer a posição do Brasil no cenário internacional de energia e agricultura.