O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da vacinação contra a gripe no Amazonas e outros seis estados da Região Norte até julho de 2025. A decisão foi tomada com base na situação epidemiológica local, na disponibilidade de doses e nas estratégias das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. A vacinação, que começou em setembro de 2024, segue um calendário diferenciado para coincidir com o Inverno Amazônico, quando a circulação do vírus da gripe é mais intensa na região. A recomendação é que as doses em estoque sejam utilizadas até o final do período.
A imunização é destinada a todas as pessoas não vacinadas a partir de 6 meses de idade e ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das cidades da região, como em Manaus, onde a vacina está disponível em 163 UBSs. A vacina trivalente, que protege contra três cepas do vírus influenza, é a principal forma de prevenção contra a gripe e suas complicações, que podem afetar especialmente grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas.
A meta da campanha é vacinar 90% de grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. Até o dia 27 de janeiro, a cobertura vacinal alcançou 46,36%, e o objetivo ainda não foi atingido. A população que ainda não se vacinou pode procurar as UBSs para receber a dose e garantir a proteção contra a doença.