O Ministério da Saúde anunciou o envio de equipes técnicas para quatro estados brasileiros com o objetivo de reforçar o combate às arboviroses, como a dengue. A missão inclui ações de vigilância epidemiológica, assistência à população e reorganização dos serviços de saúde locais. A primeira visita ocorre nesta segunda-feira (13) nas cidades de Vitória (ES), São José do Rio Preto (SP) e Rio Branco (AC), com a cidade de Foz do Iguaçu (PR) recebendo a equipe na terça-feira (14). A iniciativa faz parte de uma estratégia do ministério para antecipar ações de prevenção ao período sazonal da doença.
O foco da ação é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além do suporte técnico, os estados e municípios que receberão as visitas serão orientados a reforçar campanhas de educação em saúde e mobilização social. Em 2023, o ministério iniciou um monitoramento constante da situação epidemiológica e criou o Centro de Operações de Emergência (COE) para acompanhar os surtos em todo o país.
Os dados epidemiológicos revelam um cenário de aumento no número de casos de dengue em algumas regiões. Em 2024, São Paulo registrou mais de 2,1 milhões de casos prováveis de dengue, e a previsão para 2025 é de um aumento ainda maior. O Paraná, o Espírito Santo e o Acre também apresentam números significativos, com destaque para a capital do Espírito Santo, Vitória, que teve 18.598 notificações em 2024. O governo federal destinou R$ 1,5 bilhão para fortalecer o controle das arboviroses e intensificar a vigilância nos estados mais afetados.