O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, anunciou a situação de emergência em Bequimão e Bela Vista do Maranhão devido aos impactos da estiagem. O reconhecimento formal aconteceu na última sexta-feira (10), permitindo que as prefeituras dessas cidades solicitem recursos do Governo Federal para mitigar os efeitos da crise hídrica e atender à população afetada.
As ações previstas incluem a distribuição de cestas básicas, fornecimento de água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, e kits de limpeza. Além disso, o plano de assistência engloba o socorro às vítimas da estiagem, o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de infraestrutura danificada. A solicitação de apoio deverá ser feita através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Atualmente, o Maranhão enfrenta sete decretos de situação de emergência, sendo seis relacionados à estiagem e um por colapso de edificações. Essas medidas visam aumentar a capacidade de resposta das prefeituras e garantir o apoio necessário às comunidades atingidas por uma das piores secas da região.