O Ministério da Igualdade Racial e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) firmaram, nesta sexta-feira (17), um acordo de cooperação técnica com o objetivo de combater o racismo por meio de campanhas de conscientização nas principais plataformas de mobilidade e entrega do país, como Uber, 99, iFood, Lalamove, Zé Delivery e Ambev. A ministra Anielle Franco destacou que a parceria busca aproveitar o alcance dos aplicativos para disseminar conteúdos educativos, informar sobre como denunciar casos de racismo e promover ações que incentivem a igualdade racial.
O acordo também prevê que a Amobitec se comprometa a disponibilizar espaço nos aplicativos para a divulgação das campanhas produzidas pelo Ministério, com o intuito de alcançar milhões de motoristas, entregadores e usuários de todo o Brasil. As mensagens serão enviadas por meio de notificações push e e-mails, garantindo uma ampla disseminação das informações. A Amobitec, por sua vez, expressou orgulho em colaborar com a iniciativa, ressaltando a importância de promover ações contra o racismo e intolerância religiosa.
Além da campanha de conscientização, a parceria incluirá um diálogo contínuo com as empresas de mobilidade para discutir melhorias nas condições de trabalho dos motoristas e entregadores, com foco em garantir mais dignidade para esses profissionais. O Ministério da Igualdade Racial também buscará informar a população sobre políticas públicas para a superação do preconceito e da discriminação racial. O acordo tem como objetivo ampliar a compreensão sobre o racismo e suas formas de manifestação, visando uma sociedade mais inclusiva e justa.