Na manhã desta sexta-feira (17), o Ministério da Igualdade Racial e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o lançamento de uma campanha nacional contra o racismo e a intolerância religiosa. O evento, realizado no Rio de Janeiro, contou com a presença de representantes do Ministério e da Amobitec, além de empresas associadas, que reafirmaram seu compromisso com a promoção de inclusão e igualdade no setor de mobilidade.
A ação tem como objetivo disseminar informações e conscientizar motoristas, entregadores e usuários de aplicativos de transporte sobre os direitos das vítimas de discriminação racial ou religiosa, criando canais de apoio para quem precisar recorrer em casos de intolerância. Segundo estudo da Amobitec, aproximadamente 70% dos motoristas e entregadores cadastrados nos aplicativos são negros ou pardos, destacando a relevância da iniciativa para esse público.
A ministra Anielle Franco enfatizou a importância de um trabalho abrangente e estratégico para enfrentar o racismo, destacando a necessidade de educar e criar visibilidade para transformar a discriminação em uma exceção. André Porto, diretor-executivo da Amobitec, destacou o alcance das campanhas, com milhões de usuários envolvidos, e reforçou a importância de garantir a inclusão e o respeito no ambiente digital e de transporte.