O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a antecipação do calendário do Concurso Nacional Unificado (CNU). O resultado será divulgado no dia 4 de fevereiro, uma semana antes do previsto, e marcará o início do prazo para confirmação de participação nos cursos de formação dos blocos 1 a 7. Para o bloco 8, referente ao ensino médio, não será necessário realizar o curso de formação.
Os candidatos aprovados terão dois dias, 4 e 5 de fevereiro, para confirmar seu interesse em participar da primeira convocação para o curso de formação, através da área do Candidato. Para cada cargo, poderão ser feitas até três convocações, com novos prazos para confirmação nos dias 11 e 18 de fevereiro. A aceitação de uma convocação para o curso de formação elimina o candidato das vagas abaixo na sua lista de preferência.
Durante o curso de formação, os candidatos receberão 50% do salário-base previsto para o cargo. Essa medida visa garantir o sustento dos participantes durante o período de capacitação, além de garantir a continuidade do processo de seleção e alocação nos cargos disponíveis. O MGI também reforçou que, ao confirmar a participação no curso, o candidato perderá a oportunidade nas vagas de sua preferência inferior.