O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo para matrícula dos alunos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O novo prazo vai até segunda-feira, 3 de fevereiro, estendendo-se por mais alguns dias em relação à data anterior, que seria 31 de janeiro. A medida foi tomada após atrasos tanto na divulgação dos resultados, que estavam previstos para o domingo, 26, mas foram divulgados apenas no dia seguinte, quanto no envio das listas de aprovados para as universidades.
Devido a esses atrasos, pelo menos nove universidades federais precisaram suspender provisoriamente as matrículas dos alunos aprovados, uma vez que não haviam recebido as listas de aprovados a tempo. A prorrogação visa garantir que os estudantes possam realizar a matrícula sem maiores contratempos. No entanto, o prazo para os alunos que ficaram na segunda chamada escolherem em qual lista de espera irão permanecer continua inalterado e vai até 31 de janeiro.
O Sisu é o principal sistema utilizado para selecionar candidatos para universidades públicas no Brasil, baseado no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, mais de 1,3 milhão de candidatos se inscreveram para disputar 261.779 vagas. Segundo o MEC, a mudança no calendário não afetará o andamento do calendário acadêmico das instituições de ensino superior participantes.