O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a antecipação do calendário do Concurso Nacional Unificado (CNU). O resultado final do concurso será divulgado no dia 4 de fevereiro, uma semana antes do previsto. Na mesma data, começará o prazo para a confirmação de participação nos cursos de formação para os candidatos aprovados nos blocos 1 a 7. Para os aprovados no bloco 8, que corresponde ao ensino médio, a realização do curso não será exigida.
Os candidatos terão dois dias, 4 e 5 de fevereiro, para confirmar seu interesse na participação na primeira convocação para o curso de formação. Após essa etapa inicial, as convocações para os cursos ocorrerão nos dias 11 e 18 de fevereiro, com prazos de dois dias para manifestação de interesse em cada convocação subsequente. O Ministério informa ainda que os candidatos podem ser convocados até três vezes, considerando que a inscrição pode abranger mais de um cargo.
Durante o curso de formação, os candidatos receberão 50% do salário-base do cargo para garantir sua manutenção durante esse período. Importante ressaltar que, ao confirmar participação no curso de formação para um cargo específico, o candidato será automaticamente removido da lista de espera para outros cargos listados em sua preferência na primeira etapa do concurso.