A Microsoft abriu inscrições para um curso gratuito de Tecnologia da Informação (TI), com foco em desenvolvimento FullStack (Java), voltado para jovens de 18 a 30 anos em situação de vulnerabilidade social. O curso, que será oferecido para moradores da região de Campinas, incluindo as cidades de Hortolândia, Sumaré e Indaiatuba, tem como objetivo capacitar os participantes para a área de tecnologia, uma das mais promissoras no mercado de trabalho atual. O prazo para inscrição vai até o dia 10 de março, e o processo seletivo será conduzido pela instituição parceira.
Para participar, os candidatos precisam ter concluído o ensino médio e não podem ter vínculo empregatício. As aulas, que serão online, acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e terão duração de três meses. Durante esse período, os alunos serão imersos em uma formação intensiva, com ênfase no desenvolvimento FullStack, especialmente utilizando a linguagem Java, que é uma das mais demandadas no setor de TI. A ONG Generation, parceira do projeto, também oferece empréstimo de notebooks para os alunos que comprovarem a necessidade.
O curso visa oferecer aos jovens uma oportunidade de se inserir no mercado de tecnologia, um campo com grande potencial de crescimento. Além disso, a iniciativa busca combater as desigualdades sociais ao fornecer uma formação qualificada, sem custos para os participantes, e contribuir para a inclusão digital e profissional da população jovem em situação de vulnerabilidade social.