A presidente do México anunciou uma campanha nacional para conscientizar a população jovem sobre os perigos do uso de drogas, com foco no fentanil, um opioide sintético associado a uma grave crise nos Estados Unidos. A iniciativa busca alcançar cerca de 11,8 milhões de jovens e reforça o compromisso do governo em prevenir a entrada desse tipo de substância no país, mesmo que atualmente o problema seja mais significativo em outras nações.
Durante o lançamento da campanha “Fique longe das drogas, o fentanil mata”, foi enfatizado que o México não enfrenta uma crise semelhante à dos Estados Unidos, mas a medida preventiva reflete a preocupação em evitar que o fentanil ganhe espaço no território mexicano. A presidente também ressaltou a importância de educar os jovens sobre os riscos do consumo de drogas e promover ações que fortaleçam a segurança pública.
Desde o início da atual gestão, em outubro, o governo intensificou esforços para desmantelar laboratórios ilegais, com foco especial na produção de metanfetaminas, principal substância identificada nas operações recentes. A iniciativa contra o fentanil se alinha a um contexto de pressão internacional para combater o tráfico de drogas, especialmente diante da crescente preocupação com as consequências do consumo dessa substância em países vizinhos.