Na manhã desta terça-feira (28), o Metrô de São Paulo enfrentou falhas em duas linhas, a 1-Azul e a 3-Vermelha. Na Linha 3-Vermelha, que trafega pelas estações Jardim São Paulo – Ayrton Senna e Anhangabaú, a circulação dos trens estava com a velocidade reduzida devido a uma falha em um dos carros. Já na Linha 1-Azul, o trecho entre as estações Tiradentes e Tucuruvi também apresentou circulação com velocidade diminuída e maior tempo de parada, devido à falta de energia elétrica na estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna, que havia sido afetada por alagamento na sexta-feira (24), provocado pelas fortes chuvas.
As estações Jardim São Paulo e Tucuruvi não operaram durante o fim de semana devido aos alagamentos, e o Paese foi acionado para atender os passageiros afetados. O Metrô adotou estratégias de controle de fluxo nas estações para garantir a segurança dos usuários, como a limitação no número de embarques. A Linha 3-Vermelha foi normalizada até a publicação da matéria, mas usuários relataram dificuldades nas redes sociais, apontando o caos causado pela falta de informações e a redução de operações.
A companhia pediu desculpas pelos transtornos causados e informou que o trecho entre Tiradentes e Tucuruvi está em processo de normalização. A situação continua sendo monitorada, e o Metrô trabalha para retomar a operação plena das linhas, após os problemas com falhas nos trens e o alagamento que afetou a infraestrutura.