A partir de hoje até sexta-feira (17), os usuários do metrô de Belo Horizonte precisarão aguardar um intervalo maior entre as viagens, que será de 23 minutos, entre 10h e 17h. Esse ajuste ocorre devido às obras de revitalização da linha 1, que estão em andamento desde outubro de 2023. O intervalo habitual, de 15 minutos, será alterado apenas nos horários mencionados, e os demais períodos contarão com intervalos de 7 minutos. A intervenção foi planejada para coincidir com as férias escolares, minimizando impactos no cotidiano dos passageiros.
Além disso, passageiros devem estar atentos a mudanças nas estações Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho, onde os trens circularão em apenas uma via, o que pode causar alguns transtornos no embarque. No entanto, a concessionária Metrô BH esclarece que não haverá baldeação durante esse período de obras, e a operação do sistema seguirá normalmente fora dos horários ajustados.
As obras em curso visam a modernização da infraestrutura da linha 1, com a renovação dos trilhos, das redes de alimentação elétrica e a substituição de postes de sustentação. O objetivo é melhorar a qualidade do serviço, reduzindo o tempo de viagem e os ruídos dos trens. A previsão de conclusão da revitalização é para março de 2027, enquanto a nova estação Novo Eldorado, em Contagem, deve ser inaugurada em 2026. Além disso, até 2027, a linha 2 deverá contar com sete novas estações, totalizando um investimento de R$ 3,7 bilhões.